Identificar oportunidades de melhoria do nível de serviço e de reduções de custos logísticos a serem obtidas através de mudanças em processos, praticas gerenciais, organizacionais ou tecnológicas;
Levantar SLAs / Indicadores de Desempenho para as principais atividades que envolvam a área de Abastecimento (Gestão de Estoques, Níveis de Serviço de fornecedores e abastecimento de lojas), para avaliação do gerenciamento do desempenho do dia a dia;
Analisar o fluxo do ciclo do pedido de loja, considerando pedidos iniciais regulares, reposição e promocionais de lojas;
Levantar e analisar os atuais níveis de ruptura e excessos de estoque
Consolidar e analisar dados levantados;
Identificar oportunidades de melhoria de desempenho , flexibilidade e redução de custos operacionais na logística (Abastecimento CD e Lojas, Processos, Fluxos, Estoques, Sistemas, SLAs, etc.);
Avaliar o que existe de Indicadores de Logística para a Logística, redefinir indicadores-chave que estão atrelados aos principais objetivos de negócio.
Rever os processos e os produtos adequados aos modelos de abastecimento : crossdocking, armazenados CD e entrada direta. Propor adequações necessárias;
Revisão de lead times, frequências de abastecimentos, e janelas de entrega nas lojas, considerando categoria de produtos e posicionamento das lojas;
Definir um plano de ação de melhoria do nível de serviço dos fornecedores;
Definir de maneira clara indicadores de nível de serviço (pedido perfeito);
Definir claramente papéis e responsabilidades na gestão dos fornecedores; Propor a diferenciação de métodos de reabastecimento de estoque baseados na demanda e padrões de consumo, que permita a reposição adequada dos produtos;
Mapear as oportunidades de melhorias no processo de abastecimento atual;
Avaliar os processos de Geração de Pedido de lojas – Pedido Automático / Alocação;
Avaliar a metodologia de previsão de vendas regulares, de ofertas e sazonais;
Acompanhamento de perdas de vendas por loja, principalmente para produtos notáveis, baseada no histórico de vendas;
Elaborar mapa / árvore de causas da rupturas;
Avaliar as políticas de Cobertura e Giro de Estoques por Categoria (Lojas e CD). Avaliar estoques sem giro e com obsolescência;
Propor uma estruturação de área de Gestão de Abastecimento (desafios, objetivos, KPIs, etc.)